domingo, 7 de abril de 2019


Culpado por Associação


É relatado que o Imâm Al-Awzâ’î – que Allâh tenha misericórdia dele – costumava dizer:
Quem quer que esconda sua inovação (bid’ah) de nós, sua companhia não será escondida de nós.


Ibn Battah, Al-Ibânah Al-Kubrâ, ponto 420.


É relatado que quando Sufyân AthThawrî – que Allâh tenha misericódia dele – veio a Basrah, ele começou a investigar a questão de Ar-Rabî’ ibn Sabîh(1) e o seu status entre as pessoas. [Sufyân] perguntou: “Qual a metodologia dele?” Eles responderam: “Sua metodologia não é senão a Sunnah.” Ele perguntou: “Quem é a companhia dele?” Eles disseram: “O Povo do Qadr (aqueles que negavam a crença no Qadr, o Decreto de Allâh).” Ele disse: “Então ele é um Qadarî (como eles).”


Ibid. ponto 421.


(1) Ar-Rabî’ b. Sabîh é descrito nas biografias como sendo um relator (de hadîth) verídico, mas com uma memória ruim; um adorador devoto e um mujâhid.
 
É relatado que Al-Fudayl b. ‘Iyyâd – que Allâh tenha misericórdia dele – disse:
As almas [das pessoas] estão em grupos reunidos: aquelas dentre elas que se identificam umas com as outras se juntam e aquelas que são diferentes se afastam. Não é possível para um aderente da Sunnah se inclinar a um aderente da Bid’ah (inovação), exceto por hipocrisia (nifâq).
 
Ibid. ponto 429.

Fonte da tradução: https://ditosdossalaf.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Breve explicação sobre as evidências legislativas islâmicas

Material relacionado aos Princípios de Jurisprudência Islâmica. Clique aqui para o download Pesquisado e traduzido por: I...